ISA - CAMPANHA ASILO SÃO VICENTE DE PAULA - CURITIBA

www.aquiseguros.com

Informe

"Este Blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes com suas devidas fontes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado"
.

Vamos acabar com a pobreza agora!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Meio Ambiente: Estado quer mais apoio do governo federal para parques nacionais



Rádio - Noticias

26/04/2012

Estado quer mais apoio do governo federal para parques nacionais



O Governo do Paraná quer aproveitar as tratativas para a transferência patrimonial à União de 1.008 hectares do Parque Nacional do Iguaçu para discutir a melhoria da manutenção e conservação de outras oito áreas constituídas como parques nacionais ou áreas de proteção ambiental no Estado. 
A descoberta de que o Estado nunca repassou para a União uma parte da área do Parque Nacional do Iguaçu, justamente a que compreende o conjunto de saltos das Cataratas do Iguaçu, levou o Paraná a renovar o seu registro documental junto ao 2º. Cartório de Registro de Imóveis de Foz do Iguaçu. 
"Queremos tratar esse assunto com muita serenidade, para regularizar a parte documental e transferir o domínio do terreno para a União", afirma o secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk. As tratativas com o governo federal estão sendo conduzidas através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do Parque Nacional do Iguaçu. 
Para o assessor de Assuntos Fundiários do Governo do Estado, Hamilton Serighelli, o parque é um patrimônio da humanidade, que precisa da "atenção permanente dos paranaenses e dos brasileiros" para a sua preservação, independente do registro patrimonial. "O Parque Nacional do Iguaçu é a nossa atração natural de maior visitação e pode, inclusive, ajudar a preservar outras áreas no Paraná", acrescenta. "A regularização patrimonial é mais um passo de um diálogo que já está estabelecido com o governo federal." 

Além desse parque, o governo federal tem outras oito áreas de preservação no Paraná: são os parques nacionais dos Campos Gerais, Saint Hilaire, Superagui e Ilha Grande (com processo de suspensão judicial), as florestas nacionais de Irati, Açungui e Piraí do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba. 
"Todas essas áreas precisam de cuidados permanentes", reconhece o secretário Iurk. "E isso pode ser mais eficiente na medida em que houver a destinação de mais recursos federais, atendendo a necessidade de cada caso." 
No início do ano passado, o Paraná propôs ao ICMBio a promoção da Floresta Nacional de Irati para a categoria de unidade de conservação de proteção integral, o que poderá garantir maior atenção para a área. A floresta tem 3.495 hectares e é a maior concentração de mata nativa protegida de floresta com araucárias, em terras públicas, no Brasil. A mesma sugestão foi dada em relação à Floresta Nacional do Açungui. 
Com quase 1,4 milhão de visitantes por ano, o Parque Nacional do Iguaçu arrecada cerca de R$ 15 milhões por ano com ingressos. Parte desses recursos acaba sendo usada para a manutenção de parques no Paraná e em outros Estados.

Fonte  - Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas