Os cultivos de ostras realizados não só no Paraná, como no Brasil todo, de forma geral, ainda estão apenas engatinhando. A maioria absoluta dos produtores não tem sua situação legal regularizada; há imensas dificuldades de comercialização da produção e eles ainda necessitam enfrentar a concorrência de pessoas que comercializam ostra sem nenhuma garantia da origem ou de qualidade, o que pode colocar em risco a saúde das pessoas que consomem esses produtos.
Antendendo às necessidades desse cenárcio, o Projeto Cultimar visa desenvolver um novo modelo de maricultura, buscando conquistar os consumidores através de Produtos de Qualidade, Socialmente Justos e Ambientalmente corretos.
Por este motivo, o acompanhamento técnico dos cultivos de ostras associados ao Projeto Cultimar tem como seu principal foco o aumento da renda destes produtores, sem que para isso haja um aumento dos impactos ambientais desta atividade.
Esta assistência, por sua vez, procura estar sempre próxima aos seus parceiros, o que faz com que os problemas enfrentados pelos produtores sejam diagnosticados e resolvidos rapidamente.
Além disso, esta parceria entre o Projeto Cultimar e a comunidade entende que todas as sugestões do projeto precisam respeitar as particularidades locais daquela região, como por exemplo, seus aspectos naturais, culturais e sociais. Pois o respeito à natureza e a cultura tem sido um dos motivos do sucesso do Projeto Cultimar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário