Os membros do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) assistiram no último dia 25, à apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelo Analista Ambiental Luiz Francisco Faraco com pescadores no litoral norte do Paraná. A pesquisa envolveu comunidades estabelecidas na região de três Unidades de Conservação federais: Parque Nacional do Superagui, Estação Ecológica de Guaraqueçaba e Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba e buscou analisar a vulnerabilidade e a capacidade de adaptação dos pescadores às mudanças ambientais. Também foi estudado o impacto das restrições à atividade pesqueira impostas pelas unidades de conservação de proteção integral.
Abrangendo uma região ainda rica em patrimônio natural – o litoral paranaense – o IHGP costuma abrir espaço para apresentação de temas ambientais, em parte graças à contribuição de Guadalupe Vivekananda, analista ambiental do Parque Nacional de Superagui, que é membro do IHGP.
Faraco é servidor do ICMBio lotado no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange e desenvolveu o trabalho entre 2008 e 2012 como parte do doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE) da Universidade Federal do Paraná. A tese, intitulada ”Vulnerabilidade de pescadores paranaenses às mudanças climáticas e os fatores que influenciam suas estratégias de adaptação“, está disponível na Biblioteca da UFPR.
Fonte - Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange

Nenhum comentário:
Postar um comentário