ISA - CAMPANHA ASILO SÃO VICENTE DE PAULA - CURITIBA

www.aquiseguros.com

Informe

"Este Blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes com suas devidas fontes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado"
.

Vamos acabar com a pobreza agora!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Projeto pioneiro atualiza nomes geográficos no Paraná


Representantes do Governo do Estado e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) se reuniram essa semana para avaliar o Projeto Nomes Geográficos do Paraná - Toponímia passo a passo, que tem como objetivo atualizar a identificação de rios, montanhas, estradas e povoados nos mapas paranaenses.

O projeto, em andamento desde 2011, vai definir limites municipais, nominar bacias hidrográficas, localizar propriedades, orientar o turismo local, realizar projetos econômicos, sociais e ambientais, entre outros segmentos. A ideia é estabelecer no Estado uma base de dados oficial de nomes geográficos para incorporação na Cartografia Estadual, contemplando os aspectos geo-cartográfico, histórico-geográfico e linguístico. O trabalho também será certificado no Banco de Nomes Geográficos do Brasil.

Segundo Gislene Lessa, diretora de Geociências do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) – vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - o Paraná é pioneiro nesta ação. “Temos a participação das comunidades para atualizar os nomes geográficos e ajudar a entender a formação étnica da região, passando pela história e cultura paranaense”, declara.

Levantamentos já foram realizados em São Mateus do Sul, Irati e Rio Negro. A expectativa é que até o segundo semestre deste ano sejam divulgados os resultados dessas regiões.
As incoerências de nomes geográficos encontradas nas bases cartográficas foram o principal motivador da idealização desse projeto. A ação é uma parceria entre as diretorias de Geociências do IBGE e do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas