ISA - CAMPANHA ASILO SÃO VICENTE DE PAULA - CURITIBA

www.aquiseguros.com

Informe

"Este Blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes com suas devidas fontes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado"
.

Vamos acabar com a pobreza agora!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Meio Ambiente: Paraná participa de discussões nacionais sobre a atualização do licenciamento ambiental

Uma comitiva de representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) participou de diversas reuniões, essa semana, em Brasília, para discutir avanços nas políticas ambientais do Estado e do país. O grupo integrou encontros da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Ibama e também com representantes de outros Estados.

Entre os assuntos discutidos merecem destaque a modernização do licenciamento ambiental, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a resolução sobre o reaproveitamento de resíduos industriais para a produção de fertilizantes, entre outros.

ABEMA - Durante a 63ª reunião ordinária da Abema, representantes de todos os Estados do país discutiram a revisão e adequação do modelo de licenciamento ambiental nas entidades estaduais de meio ambiente. O Paraná, junto com os Estados do Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais, faz parte do grupo de trabalho criado para discutir o assunto e que representa todas as entidades estaduais brasileiras de meio ambiente.

“O objetivo da discussão é encaminhar uma proposta de modernização do licenciamento ambiental ao Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), entidade responsável por estabelecer essas normas”, disse Luiz Tarcísio Mossato Pinto, presidente do IAP.

O evento também contou com a participação do ex-ministro do Meio Ambiente e consultor, José Carlos Carvalho, que apresentou um “texto referência” para formalizar as propostas dos órgãos estaduais de meio ambiente para o licenciamento ambiental no Brasil. “Nós temos um certo consenso sobre o diagnóstico e precisamos concentrar nossos esforços no melhor prognóstico para a atualização do licenciamento ambiental no Brasil”, afirmou.

Segundo Carvalho, o Brasil é um dos poucos países do mundo que têm o licenciamento ambiental trifásico (Licença de Instalação, Licença Prévia e Licença de Operação), o que precisa ser repensado.

CONAMA - Na 110ª reunião ordinária do Conama, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Texeira, informou os presentes sobre a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no país e anunciou a formação de uma comissão para acompanhar a aplicação do Novo Código Florestal. Esse grupo foi criado na última quarta-feira (22) e será coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e composto por membros do governo, associações e da sociedade civil.

A ministra também destacou os esforços dos Estados para garantir a implantação do CAR. “Eu me solidarizo com os Estados e faço um reconhecimento público do esforço das entidades estaduais para a implementação do cadastro”, afirmou.

Durante a reunião, os conselheiros do Conama aprovaram a resolução sobre o reaproveitamento de resíduos industriais para a produção de fertilizantes. Para a aprovação dessa resolução grupos de trabalho criados pelo conselho – com a participação do IAP - estudaram por mais de oito anos para chegar às definições dos padrões que serão permitidos.

Também foi aprovada a resolução que regula a guarda provisória de animais silvestres por pessoas físicas, quando não houver outra alternativa de abrigo em caso de apreensão por órgãos e polícias ambientais. A prioridade da guarda continua sendo dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), responsáveis pela recuperação e reintrodução das espécies na natureza.

CAR – Os representantes do Paraná também foram recebidos pela diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floresta do Ibama, Hanry Alves Coelho. O Paraná foi um dos primeiros estados a firmar parceria com o Ibama e Ministério do Meio Ambiente para a implantação do CAR no Paraná.

Durante a reunião, o um representante do Ibama explicou como estão os trabalhos para a criação de um módulo offline do CAR. O objetivo desse sistema é facilitar o cadastro daqueles proprietários rurais que não têm acesso à internet.

O Paraná também solicitou ao Ibama que seja estudada a inclusão de outras imagens do Estado, como a base cartográfica da Copel e do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), uma forma de facilitar o processo para o proprietário rural no momento do cadastro. A solicitação será estudada junto aos departamentos de tecnologia de informação do Ibama e do Paraná.

O Estado também está preparando, junto com as entidades de classe parceiras, uma cartilha para informar como deverá ser realizado o CAR. Hanry solicitou aos representantes do IAP que sejam encaminhadas cópias para que o Ibama possa distribuí-la para os outros Estados.

“Acredito que seremos um dos primeiros Estados a realizar o cadastro em todas as nossas 532 mil propriedades. Tudo isso porque estamos tendo muito apoio das equipes do Ministério do Meio Ambiente, Ibama e das entidades parceiras, como a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, Emater, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetap), Ocepar e outras”, disse o presidente do IAP.


Além presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, participaram da comitiva o diretor de Desenvolvimento Florestal do instituto, Mauro Scharnik, a diretora de Estudos e Padrões Ambientais, Ivonete Chaves, e a assessora técnica de Planejamento, Mariese Muchailh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas