Texto passou pelo Plenário nesta terça (21) e segue para ser sancionado.
Ao virar lei, pesca na região do novo parque será proibida.
O Senado aprovou, nesta terça-feira (21), a criação do Parque Nacional das Ilhas dos Currais. As formações rochosas ficam no território oceânico do Paraná e são conhecidas pela diversidade da fauna, sobretudo de pássaros, que usam as ilhas para reproduzir.
O tema estava em discussão no Congresso Nacional desde 2002, quando foi apresentado pelo então deputado federal Luciano Pizzato. Na justificativa para o projeto, o deputado ressaltou que o aumento das atividades de pesca na região poderiam colocar em risco as formas de vida que habitam a região.
O novo parque nacional é composto por três ilhas, sendo que apenas uma delas, a maior, possui vegetação. As ilhas ficam a 6,2 milhas náuticas de distância da costa, seguindo pela Praia de Leste, em Pontal do Paraná.
Outro ponto levantado na justificativa pelo então deputado era a preservação dos recifes da região. As ilhas estão entre os poucos pontos utilizados pelos mergulhadores para exploração. Quando propôs a lei, Pizzato defendia que conservar a área poderia significar a restauração das formações desses recifes naturais.
Com a aprovação no Senado, o projeto segue para a sanção presidencial. Caso a presidente Dilma Rousseff transforme o texto em lei, a pesca dentro dos limites do parque nacional será proibida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário