ISA - CAMPANHA ASILO SÃO VICENTE DE PAULA - CURITIBA

www.aquiseguros.com

Informe

"Este Blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes com suas devidas fontes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado"
.

Vamos acabar com a pobreza agora!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A planta que fez um estado prosperar - O ouro verde do Paraná

Obra Sapeco da erva-mate, em óleo sobre tela, de Alfredo Andersen
Sapeco da erva-mate, sem data. Alfredo Andersen. Óleo sobre tela, 60,5 x 90 cm. Acervo Museu Oscar Niemeyer
Qual é a árvore-símbolo do Paraná? A araucária, certamente, será a primeira resposta. O pinheiro ganhou tanta importância que está presente no brasão e na bandeira do estado. Contudo, atente para o ramo de outra planta que faz par com a araucária: é a erva-mate. Ambas são nativas daqui e dividem o mesmo espaço. A erveira cresce à sombra dos frondosos galhos do pinheiro. Um dos ciclos econômicos mais vigorosos do Paraná foi protagonizado pela erva-mate.
Brasão do estado do Paraná de 1910, de Alfredo Andersen
Brasão do estado do Paraná, em uma versão de Alfredo Andersen de 1910. Junto ao ramo do pinheiro encontra-se o ramo da erva-mate, na natureza as duas plantas viviam no mesmo ambiente. O brasão faz parte do acervo do Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná.

Muito antes de se falar em “desenvolvimento sustentável”, a técnica de extração ervateira já aplicava princípios da atividade de baixo impacto ambiental. Não exigia a derrubada da mata fechada. Pelo contrário, a erva de melhor qualidade não é a que vem de extensas plantações. A mais saborosa e suave é aquela cultivada à sombra de árvores nativas. Ela faz parte da nossa história sem virar artigo do passado. Continua em vários lares, graças aos inúmeros benefícios e usos. A Gazeta do Povo convida você, leitor, a mergulhar na epopeia da erva-mate no Paraná!
Fonte - Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas