ISA - CAMPANHA ASILO SÃO VICENTE DE PAULA - CURITIBA

www.aquiseguros.com

Informe

"Este Blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes com suas devidas fontes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado"
.

Vamos acabar com a pobreza agora!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Curitiba vai ganhar “bicicaixas” nos cruzamentos


Reprodução/Transporte Ativo
Reprodução/Transporte Ativo
Modelo de bike-box implantado na cidade de São Paulo. Em Curitiba, sistema será denominado “bici-caixa”.
Lá fora, o termo é “bike-box”. Mas aqui, o projeto vem sendo chamado de “bicicaixas”. O blog Ir e Vir de Bikeobteve com exclusividade a informação de que os principais cruzamentos de Curitiba vão receber em breve sinalização para garantir a segurança dos ciclistas urbanos.
A bicicaixa é uma sinalização horizontal (pintura no asfalto), logo a frente da faixa de pedestres, que garante um espaço exclusivo para posicionamento das bicicletas à frente dos veículos motorizados quando o semáforo está fechado. Esse tipo de sinalização é comum em cidades mais desenvolvidas com um planejamento integrado em mobilidade urbana.
O objetivo desse tipo de infraestrutura é garantir a fluidez e segurança de todos os atores do trânsito, respeitando a prioridade de cada um deles – do menor, para o maior, dos não motorizados sobre os motorizados, como previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Para o ciclista, a bicicaixa oferece segurança, proporcionando visibilidade e vantagem no tempo de aceleração sobre os demais veículos quando o semáforo se abre.
Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto das bicicaixas já está desenhado e segue agora para avaliação das outras secretarias municipais envolvidas – Secretaria de Trânsito (Setran) e Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), responsáveis, respectivamente, pela definição dos pontos e implantação física da sinalização. Embora ainda não haja definição de datas, fontes envolvidas no projeto afirmam que “muito em breve” as ruas da capital devem receber a novidade.
Exemplos
Portland-ITDP/Flickr
Portland-ITDP/Flickr
Modelo de bike-box em Portland, nos EUA.
Poucas cidades brasileiras oferecem o bike-box. Há registro desse tipo de sinalização em Niterói, no Rio de Janeiro, Rio Branco, no Acre e na cidade de São Paulo, onde o espaço também é compartilhado com as motocicletas.
Segundo a CET, responsável pela implantação na capital paulista, a nova sinalização tem contribuído para melhorar a segurança, diminuindo o conflito com veículos motorizados no momento da largada no verde. Lá, a implantação dos equipamentos é acompanhada de fiscalização e orientação pelos agentes de trânsito, para evitar o uso indevido do espaço por motoristas.

Muito além da pintura
Reprodução/Copenhagenize.com
Reprodução/Copenhagenize.com
Em Copenhagen, ciclistas têm suporte para descanso nos cruzamentos.
Com “bike-boxes” instalados em praticamente todos os cruzamentos e com uma infraestrutura cicloviária invejável, a cidade de Copenhagen, inovou ao criar um suporte para que os ciclistas possam se equilibrar e tenham mais conforto durante as paradas, enquanto esperam o sinal abrir.
Na capital dinamarquesa, metade dos deslocamentos diários são feitos por meio de bicicletas. Lá, nem o frio e a neve são usados como desculpa para desestimular o uso do transporte sobre duas rodas, que tem integração plena com o sistema de trens, metrôs e ônibus.

Fonte - Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas