ISA - CAMPANHA ASILO SÃO VICENTE DE PAULA - CURITIBA

www.aquiseguros.com

Informe

"Este Blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes com suas devidas fontes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado"
.

Vamos acabar com a pobreza agora!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Semana do Meio Ambiente



Antonina – Ações, palestras, exibições e feiras marcaram a Semana Nacional do Meio Ambiente em todo o país. No litoral do Paraná participaram Paranaguá e Antonina com diversos projetos.

Antonina em sua 7a. Semana do Meio Ambiente movimentou um número grande de contribuidores e realizou a abertura desse evento no Teatro Municipal para toda a população. 

“Temos que cuidar do que é nosso”, disse o secretário de turismo e cultura, César Broska, no cerimonial de abertura. Isso não é tão fácil como o discurso do diretor da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, Valdo Cavallet, mostrou. Mesmo sabendo que nosso ato poderia prejudicar a natureza e enfim, nós mesmo, não deixamos de agir. O que vale mais é a economia, o conforto e a atitude de querer ter mais bens materiais. “A opção econômica destrói toda consciência”, alegou Valdo Cavallet. 

Não basta só saber sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Seria necessário compreender que nós não somos os únicos na terra e que ela não precisa de nós. Ao contrario, “a natureza sempre tem saída: a extinção da especie humana”, ressaltou Valdo Cavallet e defendeu uma educação “humanizada”. “Educação é um processo que deveria possibilitar a compreensão do mundo”, explicou. 

O diretor revelou também um fato chocante: “O Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos – não por tamanho do país mas por pessoa. Só na última safra seriam usados mais de um litro de agrotóxicos por pessoa. 

“Pensar, comer, preservar” era também o título de ações do colégio Dr. Brasílio Machado para a Semana do Meio Ambiente. Restaurantes e chefes de cozinha foram convidados à criar pratos com produtos orgânicos da região. Participantes de um passeio ciclístico tinham que decorar suas bicicletas com comida orgânica para concorrer ao premio que também era de uma bicicleta. 

Além das palestras no Colégio Dr. Brasílio Machado, à noite tinha música ao vivo e de dia uma feira com produtos ecologicamente corretos, o que atraiu olhares e passantes. Pufes de caixas de leite, conservas de verduras e frutas da região e até suco de Açaí feito das frutas da palmeira Juçara foram oferecidos. Na sexta-feira a cidade virou palco de uma gincana ambiental entre os colégios Moysés Lupion e Dr. Brasílio Machado. Uma das provas relâmpago da gincana era coletar bitucas de cigarro.

A Semana do Meio Ambiente foi organizada pelo Colégio Dr. Brasílio Machado com a promoção das secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Educação e Esporte e com o apoio de diversas entidades como a DRS (desenvolvimento regional sustentável), o CELIP (Centro de ecoeficiência do Litoral do Paraná), ADEMADAN, 4x4, Emater, CNA, Colégio Estadual Moysés Lupion e Camboa Resort Hotel. Também participou a ASPRAN (Associação dos produtores rurais e artesanais de Antonina). 

Resta-nos torcer que não fique só com uma semana do meio ambiente, como Valdo Cavallet destacou, já que o ano tem 52 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas