ISA - CAMPANHA ASILO SÃO VICENTE DE PAULA - CURITIBA

www.aquiseguros.com

Informe

"Este Blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes com suas devidas fontes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado"
.

Vamos acabar com a pobreza agora!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Paranaguá realiza Seminário Regional de Maricultura

Evento acontece Hoje dia 26 no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Representantes do poder público e maricultores de todo o litoral participarão.


A Prefeitura Municipal de Paranaguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realiza, no dia 26 de setembro, o Seminário Regional de Maricultura, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. O evento vai das 8h às 17h com abertura prevista para 10h. As vagas são limitadas e, para participar, é preciso ser convidado. 



A Maricultura é o cultivo de animais e plantas em águas salgadas e compreende a criação artificial de peixes (piscicultura), mexilhões (mitilicultura), ostras (ostreicultura) e o cultivo de camarões (carnicicultura). 

Dentre os participantes confirmados estão o superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura do Paraná, José Antônio Faria de Brito, acompanhado de dois técnicos da pasta. Um representante da Federação de Colônias de Pescadores e pelo menos 25 pescadores de comunidades da região também foram convidados, representando as cidades de Guaraqueçaba, Antonina, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.

Estudantes de biologia, geografia e áreas afins de instituições acadêmicas do litoral também foram convidados, representando a área de pesquisa e geração de conhecimento. 

“Nossa intenção é fomentar a atividade. Temos áreas excelentes que são subutilizadas ou não utilizadas. A presença de atores públicos, de produtores e potenciais produtores é um modo de aproximar as duas pontas do processo”, afirma a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Cíntia Maria dos Santos. 

Dentre os temas tratados estarão a situação da Maricultura no litoral do Paraná e o processo de licenciamento de áreas – que pode levar até 3 anos. Os palestrantes também irão instruir sobre o cultivo de ostras, mexilhões e camarões, com ênfase na evolução técnica.

Segundo o Censo Aquícola do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), divulgado em 2011 com dados coletados em 2008, o Brasil tem 15.469 produtores de pescado de águas marinhas, sendo 1.585 na área da maricultura, dos quais a maioria (1.274) é de pequeno porte, 183 de médio porte e 63 de grande porte, além de outros 65 que não responderam à pergunta sobre o porte do empreendimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas