ISA - CAMPANHA ASILO SÃO VICENTE DE PAULA - CURITIBA

www.aquiseguros.com

Informe

"Este Blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes com suas devidas fontes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado"
.

Vamos acabar com a pobreza agora!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Em Paranaguá, Contos Africanos

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR realiza exposição 

"Sunguilar: Contos Africanos" na Semana da Consciência Negra
Mostra tem como objetivo valorizar o patrimônio histórico-cultural africano

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) inaugura às 19h na sexta-feira, 22 de novembro, a exposição "Sunguilar: Contos Africanos" com palestra de abertura ministrada por Andréia Baia Prestes, Mestre em Antropologia. Em seguida, o Babalorixá Pedro Alves Pereira (da Casa Afro-Cultural e Assistencial São Jorge) realiza a palestra "Valores Culturais da Comida Yorùba". A abertura da exposição integra a programação da "Semana da Consciência Negra MAE UFPR – Cultura e Religiosidade", que acontece entre 19 e 23 de novembro na sede expositiva do Museu em Paranaguá.

Fruto de uma parceria com as escolas municipais de Ensino Fundamental de Curitiba, o objetivo da exposição, que deverá permanecer no museu até 29 de junho de 2014, é mostrar uma África diferente daquela vista nos livros escolares. A mostra, que entra no lugar da exposição "Cores do Xingu", reúne os seis contos do livro "Assim Vivem os Homens – Contos Africanos", a ser lançado pelo selo da Editora UFPR. 
A exposição é resultado de um Projeto realizado pelo MAE, com o mesmo nome: Sunguilar. O nome tem origem na língua Kimbundu e significa "Passar o tempo contando histórias". O projeto se insere na formulação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas de ensino fundamental e médio. Entre suas ações, está prevista a contação de histórias africanas em escolas municipais de ensino fundamental em Curitiba. Além dessa atividade, os alunos participam de uma oficina de composição de painéis coletivos. Esses painéis estarão expostos na mostra "Sunguilar: Contos Africanos" em conjunto com os contos do livro. Pretende-se então formar uma exposição itinerante com os painéis produzidos pelos alunos, com o objetivo de levá-la, a partir do ano que vem, às escolas participantes do projeto. que estará visitando escolas durante o ano que vem.
O projeto integra os Programas de Extensão Difusão Cultural e Ações Educativas do MAE-UFPR, este último realizado com o apoio da PROEXT, programa vinculado à Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O MAE-UFPR é ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná e sua Sede Expositiva em Paranaguá fica aberta de terça a domingo (inclusive feriados) das 8h às 20h.

Serviço:
 "Exposição Sunguilar: Contos Africanos"
Data: Abertura às 19h do dia 22 de novembro. A mostra permanece de 23 de novembro de 2013 a 29 de junho de 2014
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Endereço: Rua XV de Novembro, 575, Paranaguá - PR
Mais informações: Curitiba: (41) 3313-2042 / Paranaguá: (41) 3721-1200

Fonte - PROEC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas