ISA - CAMPANHA ASILO SÃO VICENTE DE PAULA - CURITIBA

www.aquiseguros.com

Informe

"Este Blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes com suas devidas fontes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado"
.

Vamos acabar com a pobreza agora!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Appa e UFPR farão atividades culturais no Litoral

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinaram na sexta-feira (30) um acordo para realização de estudos ambientais nos portos e para desenvolvimento de ações culturais e educativas no Litoral.
A assinatura do acordo aconteceu durante a abertura da mostra Séries do Porto, que, até o dia 31 de outubro, expõe 25 obras de artistas nacionais e estrangeiros sobre o dia-a-dia do terminal parnanguara, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.
O acordo entre as instituições prevê que o Centro de Estudos do Mar, unidade de pesquisa da Universidade Federal, forneça dados e informações para desenvolver estratégias sustentáveis de manejo costeiro e proteção marinha, além de apoio científico para realização de dragagens. A Appa vai garantir a realização de atividades educativas e ações conjuntas para divulgar e difundir a cultura e história locais.
Para o superintendente da autarquia, Mario Lobo Filho, a parceria vai beneficiar toda a sociedade litorânea. “Os grandes beneficiados são os moradores do Litoral e os turistas que visitam nossas praias. A comunidade terá acesso ao acervo de pesquisas e também a exposições, mostras e outras atividades decorrentes do acordo”, destacou ele.
“Tanto a Appa, quanto a UFPR ganham com a união. Os portos poderão se desenvolver com maior sustentabilidade graças ao conhecimento da equipe de professores e alunos da Universidade. Enquanto eles vão poder aprender na prática e contar com o apoio dos nossos técnicos, numa intensa troca de conhecimentos”, completou Lobo Filho.
Segundo a pró-reitora de extensão e cultura da UFPR, professora Elenice Mara Matos Novak, o objetivo é manter maior integração com a sociedade através de projetos estratégicos para o desenvolvimento regional. “É essencial esta participação na qualidade de vida das pessoas, aproximando nossos alunos das comunidades em que se inserem”, disse ela.
CULTURA - A primeira atividade cultural resultante da parceria é a exposição Séries do Porto. A mostra reúne obras assinadas por vários artistas, como o norueguês radicado em Curitiba e considerado um dos precursores da pintura paranaense, Alfredo Andersen; o curitibano Estanislau Traple; o polonês Ricardo Koch; o suíço Guilherme William Michaud, que viveu por muitos anos em Superagui; e Darci Regis, nascido em Paranaguá. Também estarão presentes trabalhos de Ennio Marques Ferreira, Fernando Calderari, Miguel Bakun, e Ricardo Krieger.
Telas e gravuras retratam navios, cargas e o trabalho dos estivadores, entre outras temáticas, nos mais diferentes períodos históricos, como a obra Cais do Porto, de 1943, pintada em nanquim, por Ennio Marques Ferreira. “Esta exposição, que marca a abertura do Museu Arqueologia e Etnologia, reformado recentemente, possibilita que as pessoas conheçam a história de onde vivem. Realizaremos aqui diversas atividades culturais e educativas, com mostras permanentes, cumprindo nosso compromisso com a população do Paraná”, explica Márcia Cristina Rosato, curadora do Museu.
A mostra Séries do Porto fica exposta até outubro e está aberta ao público de terça a domingo, das 10 horas às 17 horas, com entrada gratuita.
MÚSICA - Ainda na noite de sexta-feira, como parte das comemorações do aniversário de 362 anos de Paranaguá, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, juntamente com a Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer, Universidade Federal do Paraná e do Centro Cultural Teatro Guaíra, trouxe a Orquestra Sinfônica do Paraná para um concerto ao ar livre, na praça 29 de junho.
Sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, o programa incluiu composições de Georges Bizet, Johannes Brahms, Antonin Dvorak e Mozart Camargo Guarnieri.
Fonte - Correio do Litoral Conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas