
As novas tecnologias da indústria automobilística somadas a uma composição de combustível menos poluente, fatores previstos para operar no Brasil a partir de 2012, fazem com que o governo federal anteveja uma futura "revolução no uso dos motores a diesel, impactando de modo positivo na redução das emissões de gases que saem dos canos de descarga", segundo informou o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Em 1° de janeiro de 2012 passa a valer a Resolução 403/2008 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), que dispõe sobre a nova fase de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) no que se refere a veículos pesados - a chamada Fase P-7.
"Estamos muito satisfeitos com a nova fase que vai iniciar para o controle da emissão de poluentes veiculares. A redução do enxofre é o grande passo desta vez", destacou o gerente de qualidade do ar do MMA Rudolf Noronha.
O enxofre (S) é um dos componentes do óleo diesel e também um dos principais problemas de sua utilização, não apenas devido aos danos ambientais mas para as partes metálicas dos motores, que são corroídas devido à formação de ácido sulfúrico durante a combustão.
No Japão, o teor máximo de enxofre no diesel é de 10 ppm (partes por milhão) de enxofre. Esse é o nível estipulado pelo Conama para ser atingido pelo Brasil em janeiro de 2013. Mas já em 1° de janeiro de 2012, o país vai atingir a marca de 50 ppm. Entre 1994 e 2008, durante a segunda e a quinta fase do Proconve, os níveis estiveram entre 500 ppm e 2 mil ppm. O salto em qualidade para o ano que vem está garantido, segundo o MMA.
Diesel menos poluente
Atualmente, já são abastecidas nas empresas de transporte coletivo com 50 ppm de enxofre as frotas de ônibus urbanos das regiões metropolitanas da Baixada Santista, Campinas, São José dos Campos e Rio de Janeiro. O mesmo se vê nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.
Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belém, Fortaleza e Recife, o chamado S-50 já pode ser encontrado em postos de combustíveis acessíveis aos cidadãos comuns. No resto do país, em grandes centros urbanos, o diesel encontrado é de 500 S e no interior brasileiro ainda é de 1.800 S.
"Mas a Agência Nacional de Petróleo (ANP) já tem o plano de abastecimento do S-50 para todo o País. E ainda terá disponíveis os demais aditivos necessários para o cumprimento da resolução do Conama para veículos pesados. O caminhão que sairá da indústria em São Paulo no ano que vem poderá chegar no Acre tranquilamente, que terá garantido o abastecimento", ponderou o gerente de qualidade do ar.
Podemos comemorar uma revolução na redução de todos os gases emitidos - Rudolf Noronha.
De acordo com o MMA, os novos automóveis terão motores adequados para poluir menos, fator que será associado ao combustível fabricado pela Petrobras, que também foi adaptado às novas exigências do Conama.
Uma das reduções mais evidentes é do CO (monóxido de carbono), que cairá dos 14,00 g/kw.h de 1989/1993 (início do Proconve) para 1,50 no ano que vem. Os hidrocarbonetos passam de 3,50 para 0,46; os óxidos de nitrogênio são derrubados de 18,00 para 2,00. O material particulado, cujas emissões não eram contabilizadas no período, em 1994/1995 eram 0,60 e passarão a 0,02 g/kw.h.
Fonte - Site Dep. Etadual rasca rodrigues - http://www.rasca.com.br
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