Chegou a hora de você – que conhece melhor que ninguém o poder transformador do ato de ser voluntário – tomar a palavra e inspirar outras pessoas.
O CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial) promove, neste dia 5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntário e Décimo Aniversário do Ano Internacional do Voluntário (AIV+10) – uma mobilização em prol do voluntariado nas redes sociais.
Dia Internacional do Voluntário
5 DE DEZEMBRO
Nos bairros e comunidades, nos grupos de auto-ajuda e nos clubes, nas igrejas, nas associações culturais e esportivas, nas instituições sociais e nas empresas, um número imenso de pessoas ajudam umas às outras e ajudam a quem está em situação mais difícil.
Ao doarem sua energia e sua generosidade, os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. Compaixão e solidariedade, altruísmo e responsabilidade são sentimentos profundamente humanos e são também virtudes cívicas.
Ao nos preocuparmos com a sorte dos outros, ao nos mobilizarmos por causas de interesse social e comunitário, estabelecemos laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor.
Pelos benefícios que traz para o próprio voluntário, para as pessoas com quem o voluntário se relaciona, para a comunidade e a sociedade como um todo, é que o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido.
Fonte: arquivo.portaldovoluntario.org.br
Quando pensamos na ação voluntária, associamos imediatamente à idéia de alguém numa situação superior que vai de encontro ao inferior, ao carente, ao necessitado de ajuda. E é normal que pensemos assim.
No episódio das torres gêmeas, em Nova Iorque, por exemplo, assistimos muitas pessoas auxiliando os bombeiros a tentar achar sobreviventes entre os destroços e mesmo a limpar a área atingida.
Uma imagem que nos faz pensar no que foi dito acima: pessoas que estão livre do problema em questão ajudando os que se encontram em situação difícil.
Mas acontece que o ato do voluntariado é algo bem mais profundo e sensível.
Estendermos as mãos ao próximo, ao semelhante, é um ato que exige primeiro coragem, ou seja, disposição em se comprometer, em doar seu tempo ou seu talento, segundo generosidade, que também pode ser entendida como real solidariedade, aquela que não espera nada em troca, e terceiro que enfrentemos nossa própria fraqueza.
E estar diante da própria fraqueza é admitir que, ao ajudar, queremos nos sentir melhores, curar nossas próprias feridas, superar nossas próprias limitações.
O ato voluntário, por isso, é antes de tudo - ou deve ser antes de tudo - um ato impensado, mas não impensado no sentido de não refletir (ao contrário! Exige de nós muita reflexão e equilíbrio interior), mas impensado no sentido de se lançar.
De se jogar de peito aberto.
Como quem diante de uma grande onda, ao invés de recuar, mergulha.
Fonte: www.ibge.gov.br
O objetivo é sensibilizar as pessoas, por meio de histórias e declarações de voluntários, e mostrar que o ato de ser voluntário vale a pena e pode ser mais simples do que se imagina, alinhado aos conhecimentos e talentos de cada um.
Para participar, basta postar no Twitter mensagens contando suas próprias histórias, aderindo à causa ou divulgando a iniciativa, acompanhadas da hashtag #servoluntariovaleapena. A campanha também contará com um hotsite, que mostrará histórias de voluntários que atuam em diversas causas e disponibilizará materiais que você poderá usar para reforçar este movimento. Veja como você pode apoiá-lo:
1. Faça o download do selo da campanha no hotsite e utilize-o no seu perfil do Facebook;
2. Se você tem um blog, faça um post sobre a campanha;
3. Faça o download do banner no hotsite da campanha e utilize-o em seu blog;
4. Atualize seu status do Facebook com o link do hotsite da campanha;
5. Escreva tuites estimulando que ainda não é voluntário a conhecer o movimento;
6. Retuite mensagens sobre a campanha;
7. Junte-se à página do evento no Facebook e publique-o em seu mural;
8. Convide seus amigos para este evento no Facebook;
9. Use o botão compartilhar, no rodapé deste post, para divulgá-lo em suas redes sociais;
10. Use sempre, em todas as suas postagens, a hashtag #servoluntariovaleapena.
A campanha “Ser voluntário vale a pena” é uma extensão da campanha “O Planeta é voluntário” para as redes sociais e visa mobilizar um número cada vez maior de pessoas para o voluntariado no Brasil e no mundo. Espalhe essa ideia!
Sobre o CBVEO Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial é uma rede de empresas, instituições e fundações empresariais que desenvolvem ou pretendem desenvolver programas de voluntariado empresarial. Seu principal objetivo é incentivar, qualificar, fortalecer e disseminar o trabalho voluntário nas empresas associadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário