Começa nesta sexta-feira (2), às 9h, o I Congresso Ambiental da Tríplice Fronteira, que visa discutir o tema na região, priorizando o intercâmbio de experiências entre os três países, com vistas a realização da Rio + 20. Para o evento, estão confirmadas as presenças dos ministros do Meio Ambiente do Paraguai e Argentina e, representando a ministra Izabella Teixeira, fará palestra a secretária da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente Samyra Crespo.
Também estão previstas palestras com os diretores dos lados brasileiro e paraguaio da Itaipu, Jorge Samek e Efrain Gamon, respectivamente. Especialistas em meio ambiente dos três países também conduzirão debates e mesas redondas.
Os palestrantes paraguaios deverão destacar a sustentabilidade que o país adota em suas ações de desenvolvimento, enquanto que pesquisadores argentinos versarão sobre a experiência do país com causas e soluções para o desmatamento.
O congresso já superou a expectativa de público, tendo recebido 1,2 mil inscrições de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área de meio ambiente. Os participantes vêm de praticamente todos os estados brasileiros, além do Paraguai e da Argentina.
Por ser trinacional, já está definido que as próximas edições serão no Paraguai, em 2013; Argentina, em 2014 e volta para o Brasil em 2015. “Queremos envolver toda essa comunidade trinacional e chamar a atenção para a importância do tema”, resume a professora Saadia Maria Borba Martins, da comissão organizadora do congresso. (Com assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário