Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a presidente Dilma Rousseff foi flagrada por fotógrafos enviando um recado para as ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
Segundo o jornal Valor Econômico, Dilma escreveu o bilhete enquanto integrantes do conselho discursavam. A presidente cobrava um posicionamento das ministras sobre a votação da Medida Provisória do Código Florestal, aprovada em comissão do Congresso na quarta-feira (29).
| “Por que os jornais estão dizendo que houve um acordo ontem no Congresso sobre o Código Florestal? Eu não sei de nada?”, questionou Dilma em seu bilhete. |
No bilhete, Dilma reforça para as ministras a posição de aprovar o texto apenas conforme apresentado pelo governo na MP.
A MP do Código Florestal chegou a um impasse na quarta-feira, quando ruralistas não queriam prosseguir na votação, exigindo maior flexibilização das regras de recomposição de florestas em Áreas de Preservação Permante (APP). Os parlamentares fizeram um acordo para resolver o problema.
Segundo o portal G1, após a reunião a presidente criticou o acordo feito no Congresso, e defendeu um dispositivo na lei chamado de “escadinha”. O dispositivo obriga todos os produtores a recompor área de preservação desmatada, mas a regra é mais rígida para grandes produtores e mais flexível para os pequenos.
| “O governo considera importante alguns itens dessa medida provisória, entre eles o que nós chamamos de escadinha. E não há motivos econômicos para que nós não mantenhamos as áreas de proteção ambiental ao longo do leito dos rios, sejam eles perenes ou não”, afirmou a presidente. |
No acordo aprovado ontem, os deputados ruralistas conseguiram reduzir as exigências de recomposição das APPs. O texto ainda precisa ser votado no plenário da Câmara e Senado.
Foto: Gustavo Miranda/Agencia O globo

Nenhum comentário:
Postar um comentário