
Lançamento das propostas: fora da capital, só um candidato de S. José dos Pinhais e um de Londrina assinaram o documento
Reconhecida nacionalmente, SOS Mata Atlântica lança em Curitiba compromissos para o meio ambiente. Mas só teve a adesão de Bruno Meirinho e Alzimara Bacellar dentre os concorrentes à prefeitura da capital
15/08/2012 | 00:16 | ISADORA CAMARGO, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
A agenda ambiental ainda não foi incorporada às prioridades da maioria dos candidatos a prefeito de Curitiba. Ao menos isso é que se conclui a partir da participação dos concorrentes no evento de lançamento, na capital paranaense, da Plataforma Ambiental dos Municípios 2012 – documento da Fundação SOS Mata Atlântica, uma das ONGs de defesa do meio ambiente mais respeitadas do país. Dos oito candidatos à prefeitura de Curitiba, apenas dois – Alzimara Bacellar (PPL) e Bruno Meirinho (PSol) – estiveram no lançamento, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná, e se comprometeram a assinar o documento. Todos foram convidados pela ONG.
A plataforma propõe que os candidatos assumam o compromisso de promover uma discussão ambiental interdisciplinar na administração municipal e a implantar políticas públicas voltadas à conservação ambiental. A SOS Mata Atlântica listou os principais problemas e desafios socioambientais das cidades brasileiras e elencou cinco eixos de políticas públicas: desenvolvimento sustentável, saúde, saneamento básico, educação e clima (veja quadro nesta página).
Propostas
Confira algumas das principais ações propostas na Plataforma Ambiental da SOS Mata Atlântica:
• Compatibilizar a gestão ambiental municipal, estadual e federal, integrando-as a outras políticas (econômica, de saúde, social).
• Comprometer-se com a transparência e acesso às informações do setor.
• Criação de uma Comissão de Meio Ambiente pela Câmara Municipal.
• Criação de um Observatório Parlamentar, em que as pessoas possam monitorar políticas públicas ambientais.
• Promover uma agenda da cidadania, que incentive a participação da sociedade no debate ambiental.
• Implementar a Agenda 21 local, que terá como base diretrizes já discutidas nacionalmente e que serão adaptadas às realidades locais. A Agenda 21 é um documento com compromissos para o desenvolvimento sustentável.
Compromissos
Os planos de governo preveem propostas para o meio ambiente. Clique aqui para conferir.
Dê a sua opinião
O que você gostaria que o próximo prefeito da sua cidade fizesse pelo meio ambiente?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
O diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, explicou que os políticos ainda não incorporaram o debate ambiental associando-o a questões como as necessidades básicas da população, tal como saneamento e saúde (a poluição, por exemplo, é causa de doenças). “Não basta os candidatos oferecerem mudanças, sem analisarmos os impactos. A Plataforma surge, então, com propostas necessárias para uma boa gestão ambiental”, disse Mantovani.
A Plataforma Ambiental também é uma ferramenta para que o eleitor cobre dos candidatos e dos eleitos uma melhor gestão ambiental. O documento está disponível no site da SOS Mata Atlântica. No site da ONG é possível inclusive ver quais políticos de todo o país que se comprometeram com as propostas ambientais.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Jonel Iurk, esteve presente no evento. Ele disse que a ferramenta da SOS Mata Atlântica é funcional para os candidatos, que podem consultar leis, diretrizes e programas ambientais que eveualmente venham a ser utilizados nos municípios. “Além de tomar conhecimento da questão ambiental, a Plataforma ajuda a criar uma consciência política, podendo ser um diferencial dos candidatos”, disse ele.
São José e Londrina
Além de dois concorrentes a prefeito de Curitiba, também estiveram no lançamento da plataforma o candidato à prefeitura de São José dos Pinhais Rodrigo Rocha Loures (PMDB) e o candidato à prefeitura de Londrina Luiz Eduardo Cheida (PMDB). Outros quatro candidatos a vereador de Curitiba compareceram.
Fonte - Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário