Marcelo Sales é dono da aceleradora de empresas 21212, onde os jovens proprietários do "Access Club" participaram de um programa de aceleração durante 6 meses para dar impulso ao negócio recém-criado. Em entrevista ao SRZD, ele esclarece que, além de dezenas de aceleradoras existentes no Brasil, uma outra opção de investimento para os novos empresários talentosos são as incubadoras de empresas. Confira a seguir a diferença entre uma e outra:
Incubadoras - são geralmente ligadas a centros acadêmicos e de pesquisa e, por isso, atendem pequenos negócios que desenvolvem soluções ligadas a estas áreas. São geralmente lideradas por gestores públicos ou profissionais ligados a universidades / pesquisadores, e têm acesso a verba pública para financiamento.
Aceleradoras - não estão ligadas a centros acadêmicos e são mais focadas em negócios altamente escaláveis, que possam crescer rapidamente. São geralmente lideradas por empreendedores e empresários com sucesso prévio, e são financiadas com capital privado.
Sales também orienta como os jovens empreendedores podem identificar se necessitam de uma incubadora ou de uma aceleradora para gerir melhor seus negócios e gerar melhores resultados:
"Se a empresa possui um modelo de negócios altamente escalável ou busca uma inovação extrema, deve buscar uma aceleradora, de forma a obter crescimento mais acelerado e suporte de mentores do mercado empresarial. Geralmente é o caso de negócios digitais. Se ela se baseia na economia tradicional, as incubadoras podem ser um bom caminho."
O especialista destaca ainda a importância de o jovem empreendedor desenvolver soluções em áreas de mercado em que possua experiência ou desejo de atuar. Segundo Sales, o empresário inciante deve buscar sócios que sejam melhores do que ele e que possuam habilidades complementares. Em seguida - ele ressalta -, devem manter o foco em conversar com o cliente todos os dias e trabalhar baseado em seus feedbacks.
"Novos empreendedores devem buscar aceleradoras ou incubadoras de acordo com o perfil de seus negócios, analisando a composição da equipe executiva, do grupo de mentores e dos resultados no apoio de empresas em programas anteriores. A internet é um bom meio para pesquisar a melhor aceleradora ou incubadora para o seu negócio, mas também é válido visitar seus escritórios e conversar com empresas apoiadas", finaliza Marcelo Sales.

Marcelo Sales é sócio fundador da 21212, aceleradora de negócios de internet no Brasil. Estudou Engenharia de Computação na PUC-RJ e já teve experiência tanto com investidores anjo quanto com venture capitalists
Entenda mais como funciona o processo de recrutamento de startups:
Quais são os requisitos para que os jovens empreendedores e as startups possam receber investimentos de uma aceleradora de empresas?
Marcelo Sales: Há diversos critérios para a seleção de startups por uma aceleradora. Os principais são a composição do time de empreendedores (qualidade técnica do time, experiências anteriores, capacidade de execução), a solução desenvolvida (identificação de um problema real a ser tratado no mercado e desenvolvimento de um produto de qualidade) e o tamanho de mercado atendido (crescimento atual de usuários e mercado-potencial total).
Como funciona o processo seletivo e de quanto em quanto tempo vocês selecionam novas startups?
Marcelo Sales: A 1ª etapa do processo seletivo ocorre com o preenchimento de um formulário de aplicação em http://21212.com/apply, que mapeia as principais características do time, do mercado e da solução desenvolvida. As startups selecionadas a partir do filtro realizado com estes formulários são entrevistadas virtualmente pela equipe de seleção na 2ª etapa. Caso sejam aprovadas nesta etapa, passam por 2-3 entrevistas com diferentes sócios ou mentores da 21212. A seleção ocorre de forma contínua ao longo do ano, e as chamadas para o programa de aceleração ocorrem no mínimo de 4 em 4 meses.
Qual é o passo a passo para que novos empreendedores cheguem até uma aceleradora ou incubadora de empresas? Quantas existem no Brasil?
Marcelo Sales: Hoje existem dezenas de aceleradoras e centenas de incubadoras no Brasil. Novos empreendedores devem buscar aceleradoras ou incubadoras de acordo com o perfil de seus negócios, analisando a composição da equipe executiva, do grupo de mentores e dos resultados no apoio de empresas em programas anteriores. A internet é um bom meio para pesquisar a melhor aceleradora/incubadora para o seu negócio, mas também é válido visitar seus escritórios e conversar com empresas apoiadas.
Leia também:
Fonte - SRZD


Nenhum comentário:
Postar um comentário